segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"Um povo que não fomenta a sua arte...morreu ou está moribundo!"

Esta semana li uma notícia sobre o 2º Prêmio São Paulo de Literatura, promovido pelo governo do Estado de São Paulo, em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista.E comecei a pensar sobre o impacto desse prêmio para valorização daquele "que tem uma idéia, passa ela para o papel e trabalha como um lavrador debruçado em palavras e que vence suas inseguranças , dribla o medo do ridículo,e que se expõe, se desnuda e tem a coragem de ser escritor!"
Como professora de língua portuguesa percebo que esse desejo de escrever é mais latente nas séries iniciais,onde a criança despida de receios simplesmente escreve...desenha...conta a sua história...ela é livre...tem milhões de idéias...é incrível vê-las! Contudo, ao passo que crescem e que pela lógica crescente chamada de "série" e contraditoriamente aprendem mais, também, afastam-se cada vez mais desse ímpeto de escritor. Passam a se envergonhar, passam a ter receios demais, passam a acreditar que para escrever precisam saber mais... e que não são dignos...e mais ainda...eles vão desacreditando em suas idéias!
É preciso descobrir onde é que estamos errando. Será que é a forma como corrigimos?Ou de como avaliamos? Será que o papel do professor , ao invés de encorajar e dar asas às possibilidades, fruto de sua imaginação tão pura... passamos a criticar tanto ...apurar tanto...a "podar tanto" que cultivamos "árvores sem folhas que de tão podadas passam a não dar frutos e podem secar!"
Atitudes governamentais,municipais ou até mesmo no âmbito escolar que para fomentar a arte literária ,especificamente, realizam festivais, concursos e prêmios...nada valem se em nosso ofício (de ensinar o amor a nossa língua e o uso dela)"ceifarmos", "separando criteriosamente o joio do trigo" transformando assim a "produção literária" em "produção escassa" ou só para "subsistência"...é preciso alcançar o mercado externo..."uma produção também para exportação"...rsrs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê uma pausa..e troque ideias...