quinta-feira, 10 de setembro de 2009

aula redação ENEM! Atenção é exclusiva!

ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO

TEMA: A chegada do terceiro milênio e os problemas que ainda não foram resolvidos pela humanidade.
TÍTULO:
INTRODUÇÃO: A humanidade às vésperas da tão esperada chegada ao terceiro milênio , diante de tantos avanços científicos e tecnológicos, ainda não conseguiu resolver graves problemas.

POR QUÊ ?
• FOME
• GUERRAS
• ESTRAGO AO MEIO AMBIENTE

DESENVOLVIMENTO:
1. Existem populações imersas em completa miséria.
2. A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
3. O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

CONCLUSÃO:
• Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que enquanto o homem achar que sua busca pela riqueza está acima de qualquer valor humano;
• Enquanto o homem acreditar que a miséria não tem nada a ver com ele;
• Enquanto o homem defender seu ponto de vista de maneira intolerante e usando de força;
• Enquanto ele não aprender a dividir e a conviver com as diferenças;
• Enquanto ele se utilizar da natureza como recurso inesgotável para satisfazer suas necessidades;
• O homem perceberá que mesmo diante de maravilhas tecnológicas, de tantas descobertas científicas de nada servirão se não construirmos um mundo mais justo, pacífico e que será harmoniosamente habitável pelas gerações futuras que não carregarão esse fardo e nem precisarão “fazer esta dissertação”.

DIANTE DESSE ESQUEMA O QUE DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO:

• A linguagem normalmente com o padrão culto formal da língua.
• O autor poderá se colocar de modo pessoal quando o texto for informal (e for sinalizado pela banca examinadora na questão), então, só assim utilizar 1ª pessoa do singular (eu).
• Fique atento aos conectivos que podem tornar seu texto mais coeso.
• Ao delimitar seu texto a partir de um esquema você diminui as chances de se perder ou misturar assuntos.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

INFORMAL: “Em minha opinião..., gostaria de lembrar que, penso que, tenho visto nas últimas semanas, eu acredito que..., eu sei que....”
FORMAL: “ É provável que, não podemos esquecer que, não se pode esquecer que, é possível destacar que.., convém lembrar que, sabe-se que...”

• DISSERTATIVO OBJETIVO = FORMAL / TEXTO CIENTÍFICO.
• DISSERTATIVO SUBJETIVO= INFORMAL/OPINIÃO ESPECÍFICA PARA TEXTOS TIPO CARTA AO LEITOR, CRITICA A DETERMINADO TEXTO E ETC...

TIPOS DE ARGUMENTO:

• Com base em citação:

Citar frase ou pensamento de uma autoridade.

“Como diz Rousseau: “O homem é puro e bom, mas a sociedade o corrompe...”


• Com base no senso comum:
Fundamentar ideias em valores universais e compartilhados pela maioria da sociedade.

“Sabe-se que uma boa educação na infância e uma criança educada em um ambiente tranquilo torna-se um adulto mais saudável psicológicamente....”

• Com base em evidências:

Apresentar fatos,estatísticas,pesquisas, informações científicas ...

“Segundo mostra a pesquisa, observa-se claramente que a genética aliada a formas de gestação são também fatores que contribuem com as reações ,digamos, mais violentas de algumas crianças....”

• Com base no raciocínio lógico:

Estabelecer uma relação de causa e conseqüência.

“Se a crianças desde pequena é exposta a atos de extrema violência, logo a probabilidade de que ela repita esses atos e se torne um adulto violento será maior....”

• Com base em exemplos :

Citar exemplos para estabelecer lógica.

“Basta que nos recordemos, por exemplo, da vida do seqüestrador do ônibus 174 que ficou famoso no noticiário e foi retratado no filme que mostra a trajetória de um menino e as condições de vida que o levaram até o crime, assim como a de milhares de crianças que hoje estão no mundo do crime ....”


ATENÇÃO !Cuidado com exemplos pessoais... Transforme-o em impessoal:

EXEMPLO PESSOAL:

“minha prima tem 12 anos e ficou grávida , mas minha tia mandou ela ir embora de casa....”


EXEMPLO IMPESSOAL:

“ É possível citar as milhares de meninas que ficaram grávidas aos 12 anos de idade , não foram acolhidas pela família e tiveram de sair de casa...”


• Com base histórica:

Utilização de dados históricos.

“É possível compreendermos a questão da violência como algo inerente ao homem e que deve ser trabalhado, quando entendemos também que desde os primórdios da humanidade a violência era fator primordial para sobrevivência humana.....”


O QUE FAZER ANTES DE ESCREVER?

• Leia com atenção a proposta para entender o que se pede e identifique o tema.
• Pare e pense!!!Passe uns minutos verificando suas idéias a respeito do tema.
• O tema da redação pode não estar explicito. Neste caso, você deverá identificá-lo a partir dos textos alimentadores. (que podem ser fotografias, pinturas, charges,poesia e outros)
• Fique atento para não fugir do tema.
• Cuidado!Os textos alimentadores são para que você possa chegar a sua conclusão e não para fazer uma paráfrase.
• Os textos alimentadores geralmente “ a chave do negócio!” servem para testar sua capacidade de reflexão, análise, comparação, síntese, intertextualidade e construção do tema.
• Se a redação for em prosa: não escreva em versos, mesmo que sem rima ou métrica!
• Se a proposta for um texto narrativo, NÃO SE PERCA! A banca não quer saber se você é um contador de causos!você deve levar em consideração os elementos que constituem esse tipo de texto: tipo de narrador, personagem, tempo, espaço, enredo. Além disso, a narrativa deve estar ligada ao tema pedido e não contar uma história qualquer!
• Se a proposta for um texto carta-argumentativa: verifique o tipo de linguagem que se pedeou para que tipo de interlocutor. Por exemplo,se pedir para fazer uma carta com determinados argumentos para convencer um ministro em uma lei específica(mesmo que não fale o tipo de linguagem a ser abordada)sabemos que a linguagem é FORMAL! Mas é importante ainda lembrar da estrutura desse tipo de texto: Data, vocativo,parágrafo, despedida...
ATENÇÃO: Não pode assinar!

• Se a proposta for dissertativo-argumentativa não se esqueça de adotar um ponto de vista, ser impessoal e sobretudo apresentar e discutir fatos, dados e opiniões sobre o tema.
• Planeje o texto antes!Use o rascunho e coloque sua opinião em uma frase afirmativa, depois apresente pelo menos 2 argumentos (ou o porquê) penso desta maneira_ coloque em tópicos, e ainda em forma de tópicos coloque argumentos e o resultado a finalização de sua idéia. Isso se chama esqueleto do texto!
• Opte pela voz ativa;
• Evite períodos longos.
• Abuse dos substantivos e tenha cuidado com os adjetivos e advérbios: “A mulher que é bonita...” para “A beleza da mulher”
• Use elementos de coesão: conjunções subordinativas,coordenativas,pronomes relativos, sinônimos, pronomes demonstrativos recuperando o que foi dito antes “esse assunto...” “Deste modo” “Sendo assim...” “logo...”, “assim como...” “da mesma forma que”
• REVISE!
• EVITE LETRA DE FORMA!
• NÃO RASURE!
• FIQUE ATENTO AO NÚMERO DE LINHAS!
• NÃO SE IDENTIFIQUE !
• PASSE A LIMPO!
• NÃO USE EXPRESSÕES “EU ACHO..”
• NÃO USE GÍRIAS!
• EVITE POSIÇÕES EXTREMISTAS!
• FUJA DE FÓRMULAS PRONTAS: “atualmente...” “nos últimos tempos temos visto...”
• PLANEJE O SEU TEMPO!

ACIMA DE TUDO!!!!!!!!!

VOCÊ PRECISA:
• LER TEXTOS EM JORNAIS E REVISTAS;
• TER “BAGAGEM”, OU SEJA,SABER! FIQUE ATENTO AO MUNDO E SEUS ASSUNTOS, E FORMULE SUAS OPNIÕES SEMPRE!
• VÁ AO CINEMA, VÁ AO TEATRO E EXPOSIÇÕES...
• NÃO DÁ PARA SAIR ESCREVENDO DE FORMA CLARA LOGO DA PRIMEIRA VEZ....POR ISSO....ESCREVA!EXERCITE!
• COMECE JÁ!