domingo, 11 de abril de 2010

ANÁLISE LITERÁRIA : Assis, Machado. Dom Casmurro

1 – ANÁLISE LITERÁRIA : Assis, Machado. Dom Casmurro
• O primeiro ponto que podemos observar é que há uma relação do triângulo amoroso : Bentinho- Capitu – Escobar , que reflete a quebra dos valores românticos ; assim como observamos em Madame Bovary(outra obra realista) e Primo Basílio de Eça de Queirós.
• Aponta a questão da insegurança masculina diante do mistério feminino e o poder da força atrativa da mulher- Análise textual e literária com comentários sobre a obra e a trama narrativa.
• A questão da ambigüidade de características dessa “Capitu”-mulher. APRESENTA A RELAÇÃO DE DESCRIÇÃO NARRATIVA (DESCRIÇÃO DA PERSONAGEM) COMO FIO CONDUTOR DA TRAMA.
• Nos dois textos há uma marcação de um “homem” e seu ponto de vista em relação à “mulher - Capitu”- Apresenta o PAPEL DO NARRADOR / FOCO -NARRATIVO

2- Devemos no primeiro momento descobrir o que é a “ressaca” do qual o autor fala e encontrar as pistas deixadas ao longo da narrativa:
• “...Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico”= mistério do mar que traga, nos puxa, no fascina e nos arrasta!!
Capitu tinha "olhos de ressaca", porque os olhos de Capitu eram como aquela onda cava e profunda que ameaça avançar e tudo tragar, inclusive o narrador da história, o próprio Bentinho.

Esses "olhos de ressaca", colocados no início da narrativa, caracterizam a personagem e depois desaparecem. Até que no fim, quando o drama já se desenvolveu e há um suposto adultério entre Capitu e Escobar, o melhor amigo de Bento, Escobar morre. Morre onde? No mar. Quando? Durante uma ressaca.

E Machado de Assis retoma o que tinha anunciado no começo do romance, dizendo que, na hora em que o caixão de Escobar se fechou, Bentinho viu Capitu chorando, e os olhos de Capitu eram como a ressaca do mar que tinha tragado Escobar, o nadador da manhã. A mesma ressaca que ameaçou tragar Bentinho no início do livro.


Trata-se de uma metáfora que, em última análise, amarra todo o livro, todo o drama das personagens
• “... uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me...”

3 – “olhos de cigana oblíqua e dissimulada...”=
Obliquo= obliquar - v. intr.
1. Dirigir-se obliquamente.
2. Fig. Proceder com malícia; não agir com rectidão!.
v. intr.
3. Pôr oblíquo; entortar.
DISSIMULAR= FINGIR
CIGANA =MISTERIOSA, CARREGA SEGREDOS...
4 – Olhos de cigana... = fala diretamente de características negativas a respeito de Capitu
“olhos de ressaca” = aponta diretamente do poder de sedução, atração que arrasta e que pode ser perigoso...
5 - Poder de sedução “sereia”através do site , de fotografia, desejo..provoca atenção, olhares..
6- É importante deixar claro a relação que se estabelece entre “O FATO EM SÍ” E A “VISÃO DO NARRADOR A RESPEITO DO FATO” – É APENAS O DEPOIMENTO DE UMA DAS PARTES, É A VISÃO DE BENTINHO...
7- Há uma correlação pois há uma intertextualidade, contudo o texto de J da Rocha acrescenta (também sua visão a respeita daquela que não tem voz) um toque de atualidade.
8- Caráter universal, pois apresenta sentimentos , emoções( que mesmo que se refira especificamente naquela história) refere-se a características universais ..
9 – OTELO = DESDÊMONA – OTELO – IAGO (TRIÂNGULO DE INTERESSES) = O CIÚME
10 – SIM, ESSA É A ESSENCIA DO FEMININO ...PARA O HOMEM...


FATOS HISTÓRICOS:
• REVOLUÇÃO INDUSTRIAL : industria = proletariado
• DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO: EVOLUCIONISMO DE DARWIN, POSITIVISMO, DETERMINISMO,SOCIALISMO
• APRESENTAR AS DIFERENÇÃS DAS MANIFESTAÇÕES: REALISMO, NATURALISMO E PARNASIANISMO.
• O Brasil vivia um momento diferenciado= decadência da elite real, sociedade escravocrata burguesa de cafeicutures ainda preparando-se para industrialização

CARACTERÍSTICAS:
• A QUEBRA DO AMOR ROMANTICO
• A NEGAÇÃO AO ROMANTISMO
• APEGO AO OBJETIVISMO
• VALORIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO E DA RAZÃO
• CONTRADIÇÃO DOS VALORES ROMÂNTICOS
• ANTICLERICALISMO
• CRÍTICA A OS COSTUMES SOCIEDADE HIPÓCRITA.
• ANTIMONÁRQUICOS

A Linguagem e Comunicação humana.

Na abertura de sua obra política, Aristóteles afirma que somente o ser humano é um “animal político”, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de LINGUAGEM. Os outros animais (como observa Aristóteles) possuem voz (phone) e, com ela, exprimem dor e prazer, mas o ser humano possui a PALAVRA (logos) e , com ela, exprime o bom e o mau, o justo e o injusto.Exprimir e possuir em comum esses valores é o que torna possível a vida social e política e , dela, somente os homens são capazes.
Podemos, então, concluir a partir da idéia de Aristóteles, que uma das diferenças marcantes entre o ser humano e os outros animais é a faculdade da linguagem.
A linguagem é uma faculdade muito antiga da espécie humana, acredita-se que um dos fatores principais da conquista do Homo sapiens a Oceania e a América tenha sido o desenvolvimento linguagem, pois ampliou a comunicação entre os membros do grupo. O que denota para os cientistas que a partir do desenvolvimento da linguagem o homem constitui uma vida social mais complexa e passa a dominar o fogo, as técnicas de fabricação de instrumentos; o aparecimento das primeiras pinturas no interior das cavernas, sinal da existência de uma linguagem simbólica e relações mais complexas sociais.
Deste modo, podemos definir a linguagem:
• Linguagem é a propriedade do ser humano de representar o pensamento por meio de sinais codificados com intuito de comunicar-se com o outro ser humano.
• Um sistema de signos capaz de representar, por meio de alguma substancia significante (som,cor,imagem,gesto,olhar e etc...) significados básicos que sejam possíveis interpretar.

Compreendemos então, que toda forma de troca através da linguagem consiste em comunicação.
E que a comunicação é inerente ao homem.
E que toda mensagem possui uma intenção e e a partir desta intenção que podemos retirar pistas para a interpretação e análise da mensagem; seja em um texto verbal ou não-verbal.